PAINEL PARA LAJE
 
Os painéis laje podem ser empregados em estruturas de concreto convencionais, pré-moldadas, metálicas e sobre alvenarias autoportantes. Devido à rapidez de montagem associada ao reduzido peso da laje e a uniformidade dimensional, os painéis laje SICAL são utilizados na construção de escadas, cinemas, casas e edifícios. Os painéis são dimensionados para carga final, não necessitam de escoramentos e formas durante a aplicação.
 
 
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
 
A armação dos painéis é composta por malha de aço eletro-soldado, dimensionada conforme norma DIN 4223. Os painéis SICAL são fornecidos no comprimento de até 300cm, largura 40 ou 50cm e espessuras de 10; 12,5; 15; 17,5 e 20cm definidas em função do carregamento.
 
Comprimento
(cm)
Espessura
(cm)
Peso Próprio
(Kg/m²)
Peso Peça (Kg)
Sobrecarga
Admissível (Kg/m²)
40 cm
50 cm
300
10
75
90
115
140
12,5
95
115
140
290
15
115
135
170
490
 


Painéis para forro = sobrecarga 150Kg/m²
Painéis para laje = sobrecarga máxima de 500Kg/m²
H
(mm)
A
(mm)
B
(mm)
C
(mm)
100
15
29,3
50
125
32,1
60
150
35
70
175
37,8
80
 
VANTAGENS DA LAJE

Redução do Peso da Estrutura
Com densidade inferior a 1/3 do concreto armado, os painéis reduzem significativamente as cargas nas fundações e estruturas.

Montagem
Propiciam a industrialização dos serviços de montagem. Em função do seu tamanho, reduzem a mão de obra, o tempo de montagem e uso de equipamentos, oferecendo grande economia de insumos.

Industrialização
Os painéis são projetados de acordo com a norma internacional (DIN 4223). São produzidos sob encomenda atendendo às necessidades da carga e dimensões do projeto.

Economia
Maior rapidez e produtividade na fase de montagem e concretagem. Economia de revestimento, pois os painéis proporcionam lajes absolutamente planas.

 
MONTAGEM DAS LAJES
 

1- Descarga
Devido ao baixo peso, os painéis podem ser descarregados manualmente. Para facilitar o trabalho deve-se dispor de duas peças de madeira formando uma rampa. Dois homens seguram nas extremidades dos painéis deslizando-os até o chão. Essa prática diminui as quebras e facilita o descarregamento.

 
2- Transporte interno


A elevação dos painéis até as lajes poderá ser realizada manualmente ou através de guincho de cabo e roldana.

 
3- Apoios Mínimos Recomendados
Metálica / Pré moldada
Concreto armado
Alvenaria
Vão livre entre faces de apoio
290cm
Vão livre entre faces de apoio
286cm
Vão livre entre faces de apoio
286cm
 
Em vãos maiores que os especificados acima, sem condições de apoio, prever a colocação de perfil metálico como suporte. Em casos de alvenaria, o painel deverá ser apoiado sobre cinta de concreto ou canaleta.
 

4- Montagem

• Observar o sentido dos painéis;
• Na fase de montagem, lajes de forro, deve-se utilizar compensados de madeira, sobre os painéis já posicionados, para se evitar concentração de cargas;
• Os painéis não devem ser aplicados como lajes em balanço e em lajes com esforços elevados (ex.: garagem).

 

5- Cortes e Aberturas
Os cortes nos painéis laje deverão ser executados com supervisão técnica da (cortes na armação modificam a capacidade portante do material). Nos casos especiais os painéis para corte receberão armação diferenciada. Pequenas aberturas para passagem de tubos poderão ser realizadas entre as juntas de dois painéis ou em outro ponto do painel, tomando-se o cuidado de não danificar a armação dos mesmos.

 
6- Posicionamento da Armação
Os ferros negativos (F3) de extremidade deverão ser soldados (estrutura metálica), fixados com adesivo epóxi (estruturas de concreto e pré-moldadas) e engastados na armação das canaletas ou cintas (alvenaria). A borda da laje deverá receber groute envolvendo os ferros F1 e F3. Os ferros negativos (F2) deverão ser inseridos nos sulcos entre os painéis - devendo ficar totalmente envolvidos pelo groute.
 
   
   
F1 - 2 Ø 8mm - corridos
F2 - 1 Ø 8mm - 120cm
F3 - Ferros negativos de extremidade Ø 6mm - 90cm - a cada 40 ou 50cm (largura do painel)
 
7- Grouteamento
Após dispostos os painéis, umedecer os sulcos e proceder a solidarização dos mesmos, aplicando groute (15MPa). Aguardar cura de 7 dias. Posicionar, sobre a laje, malha com tela eletro-soldada 3,4mm, #20x20cm envolvendo-a com o contra-piso (espessura de 3 a 4cm). As mangueiras, para a passagem das instalações elétricas, devem ser embutidas no contra-piso (havendo necessidade, pode-se escarificar os painéis, desde que não se atinja a armação).
 
 
APLICAÇÕES DO PAINEL LAJE
 

Lajes

Escadas

Arquibancadas de cinema
 

Arquibancadas de cinema

Arquibancadas de cinema